Home / Procedimentos /

Exames Pré-Operatórios podem Impedir Cirurgia Plástica

Exame pré-operatório pode impedir cirurgia plástica

Exames Pré-Operatórios podem Impedir Cirurgia Plástica

por Dr. Francisco Neto

Para muitas pessoas, uma cirurgia plástica é a realização de um sonho. Descontentes com alguma parte do corpo, essas pessoas veem no procedimento a correção para fazerem as pazes com o espelho e recuperarem a autoestima. Mas, como toda operação, ela também envolve riscos e os exames pré-operatórios são essenciais para minimizar complicações.

Existe uma série de exames são solicitados para que o médico possa avaliar o estado de saúde geral do paciente e definir se a cirurgia pode ou não ser realizada. Há pacientes que descobrem com essa investigação que possuem problemas cardíacos, alergias e até anemia. Às vezes é preciso adiar o procedimento estético até o tratamento ou recuperação do paciente.

Veja a seguir alguns dos principais exames pré-cirúrgicos solicitados antes de uma cirurgia plástica e o que eles avaliam:

  • Hemograma completo: com uma pequena amostra de sangue, é possível avaliar a quantidade de glóbulos brancos e vermelhos no sangue, a presença de infecções e até gravidez.
  • Coagulograma: é um conjunto de exames simples que vão avaliar o tempo de coagulação do organismo a fim de evitar hemorragias.
  • Eletrocardiograma: para compreender o ritmo cardíaco.
  • Exame de urina: para checar a presença de infecções e o funcionamento do trato urinário.
  • Raio-X do tórax: é usado para visualizar o coração e os pulmões e checar se há algo errado com esses dois órgãos vitais.
  • Ressonância magnética: pode ser solicitado para checar a presença de tumores, em especial em regiões densas, como as mamas.
  • Glicemia: para checar a possibilidade de o paciente ter diabetes – condição que compromete a circulação e a cicatrização dos tecidos.
  • Tomografia: quem vai realizar uma rinoplastia, por exemplo, precisa fazer este exame para que o médico visualize e analise os seios da face.
  • Ultrassom: para lipoaspiração ou abdominoplastia, requer o exame no abdômen para poder checar a presença de hérnias; para cirurgias nas mamas, como a redução ou o implante de próteses de silicone, é indicado para a visualização de possíveis nódulos.

Os exames pré-cirúrgicos são essenciais para a prevenção de problemas. Eles não devem ser negligenciados, pois são a garantia de que a saúde do paciente está em ordem para que ele possa ser operado.